• Imagen 1 Curitiba - PR
    XVI Brazil Open de Taekwondo "edição Premium"... saiba mais

Sucos Desintoxicantes

Você sabia? Que as frutas são o maior reservatório de energia solar (prana) da natureza? Que os brotos e folhas verdes são os alimentos mais ricos em fibras e clorofila?

Os sucos de frutas, brotos, legumes e hortaliças vêm ganhando espaço cada vez maior como uma alternativa de incluir vegetais frescos e crus na dieta diária.

Ricos em vitalidade, sais minerais, vitaminas, fibras, agentes de crescimento, clorofila e substâncias antioxidantes, eles têm ação alcalinizante, depurativa, adstringente e nutritiva entre tantas outras.

São alimentos vivos, que quando maduros, frescos e crus, são verdadeiros cúmplices para a conquista da harmonia física, energética e mental do ser humano.

São eficientes para desintoxicar, hidratar, tonificar os músculos e resgatar a vitalidade. Agem rapidamente no fortalecimento do sistema imunológico, ajudam na prevenção de inúmeras doenças e retardam o envelhecimento precoce das células.

Uma alimentação verdadeiramente saudável e natural deve ser composta por um mínimo de 50% destes alimentos frescos e crus.

Estes alimentos quando muito verdes, maduros, conservados ou cozidos já não apresentam a mesma vitalidade e poder nutricional.

Porém, isso não significa que se deve sempre trocar o prato de salada verde ou de salada de frutas por um copo de suco. A mastigação também é necessária e um certo tipo de apreciação dos alimentos.

Mas, o consumo diário de 1 até 4 copos de sucos desintoxicantes, é uma atitude extremamente saudável e sábia. Os sucos são uma alternativa de:
1) Colocar mais frutas e vegetais crus na alimentação. Com os sucos desintoxicantes, é possível reunir grande quantidade de nutrientes em uma pequena refeição. Na centrífuga ou no liquidificador, 2 cenouras + 1 laranja + três folhas de couve se transformam em 1 copo de suco, refeição esta que dificilmente faríamos se tivéssemos que mastigar.

2) Evitar gastos energéticos com a digestão de alimentos ineficientemente mastigados, fato comum na sociedade moderna.

3) Ingerir alimentos que tradicionalmente não costumam ser ingeridos crus, como a berinjela, o brócolis ou o inhame.

4) Ingerir alimentos que dificilmente fazem partem das nossas preferências, mas que misturados a outros acabam por serem agradáveis ao palato.

Preparado 100% no liquidificador, o suco costuma ficar bastante cremoso, já que o indicado é evitar diluições com muita água. Neste caso, o suco está concentrado em fibras, portanto indicado para aquelas pessoas que apresentam problemas crônicos de constipação, obesidade, glicemias e intoxicação.

Contrariamente, o suco preparado na centrífuga acaba sendo pobre em fibras, portanto indicado para pessoas que não têm problemas de intestino preso e que desejam somente fortalecer seu sistema imunológico ou acelerar processos de convalescença e cura.

Acredito que o uso conjugado do liquidificador e centrífuga é a forma que apresenta mais vantagens. Neste caso, deixo as frutas cítricas (algumas com a casca, como o limão), as folhas mais duras e as raízes para passar na centrífuga. O suco obtido na centrífuga é acrescentado no liqüidificador para bater os demais ingredientes como as frutas e folhas macias, os brotos e os legumes mais suculentos, como o pepino e o tomate.

O interessante é que dessa maneira as fibras dos vegetais são "quebradas", interferindo menos na absorção da clorofila, substância que confere a cor verde às plantas e é benéfica ao organismo humano. Resultado: aproveita-se a clorofila sem eliminar as fibras, também importantes.

Para tornar mais agradável o sabor destes sucos, principalmente onde entram legumes e folhas de sabor forte, recomendo acrescentar frutas cítricas como laranja, tangerina e limão, para dar um tom ácido, a maçã e a cenoura para dar um tom doce e o inhame para neutralizar sabores. Mas, não exagerar no número de ingredientes pois o sabor poderá ficar sem muita identidade.

Para que não percam seus efeitos terapêuticos, é fundamental que os sucos sejam consumidos IMEDIATAMENTE após o seu preparo.

ALGUMAS RECEITAS:
Cenoura e salsa  2 cenouras – 1 limão inteiro (polpa e casca) – 1 laranja - 2 talos de salsão – ½ maço de salsa (talos e folhas).
Benefícios: o alto teor de sódio atua no combate ao envelhecimento da pele e ajuda na eliminação de toxinas. Ingerido com freqüência, auxilia as funções dos rins, ajuda a dissolver cálculos renais e a prevenir hepatite. Age também como diurético natural.

Maçã e brócolis  2 maçãs – 1 laranja – 1 limão inteiro (polpa e casca) - 2 folhas de brócolis - 2 hastes com flor de brócolis.
Benefícios: tem grande quantidade de minerais e substâncias antioxidantes, que evitam a formação de radicais livres, ajudando a diminuir os efeitos do envelhecimento e o aparecimento de doenças degenerativas, como o câncer. Age também como auxiliar na prevenção de anemia.

Couve e cenoura  4 folhas de couve - 4 cenouras – 2 tangerinas.
Benefícios: rico em minerais e vitaminas do complexo B, auxilia na prevenção do câncer, facilita o metabolismo das proteínas, carboidratos e lipídios, além de ser um agente anti-stress natural. Ajuda também a melhorar a aparência da pele do rosto.

Regulador  1 cenoura média - 2 talos de salsão – ramos de hortelã – suco de 1 limão – água para diluir.
Benefícios: age como regulador das funções orgânicas. Indicado também para mulheres em fase de amamentação, pois ajuda na produção de leite. Rico em betacaroteno, auxilia na prevenção do câncer.

Refrescante  1 tomate grande maduro e picado - meio pepino picado - 1 talo de aipo ou salsão picado - 1 laranja – 1 limão.
Benefícios: o pepino é um agente refrescante natural, perfeito para os dias de calor. Ajuda a diminuir o inchaço causado pela tendinite. Também é indicado para quem tem queda de cabelo e precisa fortificar os fios.

Mas a diferença está na consciência! Todos me pedem receitas e, resisto em passá-las. Penso que as receitas são o ÚLTIMO passo deste trabalho de esclarecimento. Peço que não se enganem.

Sem dúvida alguma, os alimentos vivos são os nossos maiores cúmplices para a conquista da saúde em todos os níveis de nossa existência. Entretanto, a decisão interna por desintoxicar-se, desapegar-se de todos os escudos e coisas velhas (crenças, paradigmas, padrões, modelos, condicionamentos, etc.) é o que irá determinar o verdadeiro sucesso deste projeto de crescimento.

Não adiantam as “receitinhas” sem a decisão interna para nos manter disciplinados, determinados e motivados, portanto assertivos quanto aos novos hábitos e atitudes.

O ser humano insiste em fórmulas rápidas para sair de suas prisões. Fantasia! Estas fórmulas não existem.

Este é o motivo pelo qual em meu livro “Alimentação Desintoxicante”, primeiro falo, em vários capítulos, da filosofia do que realmente significa Desintoxicar-se, trazendo à consciência:
1) Os motivos pelos quais tanto nos apegamos aos nossos lixos, escudos, travas, medos, sabotagens, etc;
2) As conseqüências que tais toxinas trazem à nossa saúde em todos os níveis: físico, mental, emocional e espiritual;
3) As dificuldades que trazem ao nosso crescer, conquistas e futuro;
4) Como funcionam as engrenagens que dificultam as nossas transformações e
5) As diversas formas, além dos alimentos, de trabalhar esta limpeza e mudança de atitudes, e que devem ser usadas em paralelo aos sucos, sopas e chás desintoxicantes.

Aí sim, as receitas têm toda a chance de funcionar com muito sucesso, porque haverá uma sinergia entre a cumplicidade dos alimentos vivos e a consciência do que desejamos limpar e, onde chegar.

Aí sim, o milagre da vida poderá acontecer. Com muita limpeza e luz na consciência.

ALIMENTAÇÃO PARA ATLETAS


Antes do treino: carboidratos complexos (massas) e vitaminas. Exemplo:
- Torradas com geléia ou mel
- Suco natural ou uma fruta, de preferência cítrica (Mexerica, laranja) Ou 
- Banana, mamão cereal matinal (menos granola, pois demora a digestão) e mel 
- Suco de fruta natural ou
- Bolo simples com suco de frutas natural Ou 
- Macarrão com pouco molho e suco de frutas natural
OBS Imediatamente após a atividade (no máximo 30 minutos após): Se a atividade for intensa e de longa duração (passar de uma hora de treino), consuma um carboidrato simples imediatamente após a atividade para “suprir” o glicogênio gasto e não perder massa muscular. Exemplo: banana passa ou in natura, uva passa, ameixa seca, damasco, barrinha de cereais etc.
Após a atividade física: carboidratos complexos com proteínas. Dependendo do horário, você pode variar entre um lanche e a refeição de sua preferência. Exemplo: - Uma refeição completa com soja ou grão de bico ou feijões ou lentilha com arroz integral Ou - Macarronada com molho bolonhesa com soja ou - Vitamina com banana, mamão, leite de soja ou de vaca, aveia e farelo de trigo e Pão integral com queijo e/ou requeijão (de soja ou de vaca) Ou 
-Sanduíche completo com queijos e saladas (veja nova receita) e Suco de fruta natural ou leite com achocolatado.
Muitas têm sido as dúvidas de diversas pessoas sobre como deveria ser a alimentação de quem se propõe à prática de desportos, tanto como forma de competição quanto de lazer. Antes de mais nada, é importante se estabelecer a diferença entre o atleta e o desportista. Na práctica, temos visto muitas pessoas buscando orientação dietética específica para atletas quando, na verdade, são apenas praticantes de actividades físicas sem objectivo de competição.
- Atleta é aquele que recebe um treino direccionado para um objectivo específico, ou seja, busca um condicionamento físico que leve a uma melhoria de performance em uma modalidade desportiva específica, normalmente com intenção de competição.
- Desportista é aquele que pratica exercícios físicos por lazer e/ou pela busca de uma forma física desejada, normalmente sem objectivo de melhoria de performance ou participação em competições.
Sendo assim, o desportista dificilmente necessitará de algum acréscimo na sua alimentação normal, desde que seja essa equilibrada e adequada às suas necessidades nutricionais. O desgaste gerado pela actividade desportiva, nesse caso, é facilmente compensado por de uma boa alimentação, sem necessidade de nenhum alimento ou suplemento adicional.
Em casos de pessoas que têm peso normal ou abaixo do normal e pratiquem actividades físicas regulares, pode-se fazer um necessário acréscimo na quantidade de alimentos ingerida ao dia, como forma de repor a energia gasta durante o exercício e prevenir a perda de peso, quando esta não é desejada. De um modo geral, a actividade física, em qualquer situação, leva a uma perda de água pelo organismo, o que deve ser reposto através de uma ingestão maior de líquidos tanto durante quanto após os exercícios, como forma de prevenir desidratação.
Orientações nutricionais para melhor performance dos atletas
No caso de atletas, quando há um ritmo intenso de actividade física, com treinos regulares diários, um cuidado maior na alimentação deve ser dispensado. Algumas orientações nutricionais têm sido indicadas, por diversos estudiosos no assunto, como as de maior efeito na busca de uma melhor capacidade e resistência física dos atletas:
-  aumentar a ingestão de água, pura ou na forma de sucos, principalmente durante e após a actividade física;
-  consumir maior quantidade de fontes de carboidratos (massas, cereais em geral, pães etc), dando preferência para aquelas que contêm pouca ou nenhuma gordura;
-  evitar gorduras sob todas as formas, tomando cuidado com a “gordura invisível” nos alimentos (maionese, embutidos de carne, queijos amarelos etc)
-  não exceder no consumo de proteínas (carnes de qualquer tipo, leite e derivados, ovos etc)
-  ingerir boas fontes de fibra nas refeições (cereais integrais, pão e arroz integral, cascas, talos e bagaços de frutas e vegetais, grãos com casca), uma vez que estas têm efeito de propiciar uma liberação mais lenta da glicose para o sangue, fornecendo energia ao organismo de forma gradativa, o que é extremamente favorável para o atleta;
-  evitar o excesso de açúcar e/ou alimentos açucarados (o mel tem sido estudado como uma forma melhor de repor energia para o atleta do que o açúcar branco, mas é necessário observar, antes, se há alergia ao produto);
-  evitar o sal em excesso, pois o mesmo aumenta a necessidade de água pelo organismo, assim como pode contribuir para elevação da pressão arterial em pessoas predispostas, o que é altamente prejudicial para o atleta;
-  evitar bebidas gaseificadas (refrigerantes);
-  abusar do consumo de frutas, legumes e verduras;
-  ingerir leite ou similar (iogurte, coalhada ou queijo branco) em uma proporção mínima de dois copos ao dia;
-  cuidado com molhos picantes e gordurosos;
-  na véspera da competição, ingerir grande quantidade de massas (carboidratos) e reduzir ainda mais o consumo de gordura;
-  a mesma orientação anterior serve para a reposição energética após a competição, sendo que, nesse caso, é necessário aumentar a ingestão de líquidos;
-  sucos de frutas adoçados e adicionados de uma pitada de sal ou água de coco são excelentes repositores para as perdas de água e sais minerais derivadas da transpiração durante a actividade física;
-  logo após a actividade, principalmente após a competição, não ingerir alimentos ricos em gordura ou proteínas, dando preferência a frutas (principalmente ácidas), hortaliças e fontes de carboidratos;
-  evitar bebidas alcoólicas, principalmente próximo às competições.
 Estudiosos questionam o uso de suplementos
O uso de suplementos pelos atletas ainda é questionável e há diversos estudiosos do assunto que condenam o uso dos mesmos. O principal argumento contra o seu uso é o de que não sabemos ainda quantificar, com precisão, o aumento das necessidades nutricionais geradas pelo exercício, em se tratando de vitaminas e minerais, que dê suporte para o uso de suplementos. Actividades físicas diferenciadas podem gerar necessidades também diferenciadas, e um estudo detalhado ainda precisa ser feito para validar o uso de alguma suplementação para cada caso.
Até onde se sabe, uma alimentação adequada, de boa qualidade e adaptada às necessidades do atleta (conforme orientações acima), seria capaz de fornecer todos os nutrientes necessários, mesmo que as necessidades dos mesmos estejam aumentadas. E a identificação de deficiências de nutrientes precisa ser avaliada através de exames laboratoriais, observando-se, também, características individuais.
Produtos que alegam propiciar ganho de massa muscular muitas vezes não têm esse efeito comprovadamente e, além disso, podem utilizar alguma substância de efeito altamente prejudicial, como alguns hormônios de ação anabolizante. Esses últimos têm sido indentificadas como substâncias capazes de trazer diversos efeitos adversos ao organismo, tais como: atrofia de testículos, esterilidade, calvície, câncer de rins e fígado, aumento de mama em homens etc.
Entre os suplementos, existem alguns à base de aminoácidos de cadeia ramificada que têm sido indicados erradamente para ganho de massa muscular. Na verdade, o efeito desses aminoácidos é o de reduzir o desgaste do músculo submetido a uma actividade intensa, mas o seu efeito ainda está a ser estudado. Como os aminoácidos são partes de proteínas, sabe-se que o excesso dos mesmos pode trazer conseqüências adversas ao organismo; por isso, não há ainda um consenso quanto ao uso dos mesmos para esse fim. Também não se sabe ainda se a quantidade desses aminoácidos necessária para prevenir o desgaste muscular não poderia ser obtida apenas pelos alimentos ingeridos.
Outros produtos têm sido estudados como de grande efeito para melhorar a performance dos atletas, mas ainda não há consenso entre os estudiosos da área quanto ao uso dos mesmos. Alguns suplementos ricos em carboidratos (exemplo: produtos em pó para preparo de bebidas carbonatadas), podem trazer benefício para atletas que têm um grande desgaste energético e precisam repor essa energia em curto espaço de tempo; nesse caso, podem ser usadas após a actividade física, mas nunca substituindo as refeições principais. Porém, uma combinação adequada de alimentos substitui perfeitamente esses produtos.
Finalizando, é importante lembrar que, antes de lançar mão de algum complemento alimentar ou suplemento, é necessário um levantamento de suas necessidades, o que é feito através de exames clínicos e análises laboratoriais. O uso de suplementos sem orientação pode trazer grandes prejuízos à saúde, além de gerar desperdício de recursos, uma vez que nem sempre estes produtos têm realmente o valor a eles atribuído.
Como orientação final, tanto atletas quanto desportistas devem procurar um profissional que lhes dê orientação específica antes de fazerem qualquer modificação na sua alimentação normal.

Carta de 2070

Ano 2070,

Acabo de completar 50 anos, mas a minha aparência é de alguém de 85. Tenho sérios problemas renais porque bebo pouca água. Creio que me resta pouco tempo. Hoje sou uma das pessoas mais idosas nesta sociedade.

Recordo quando tinha 5 anos. Tudo era muito diferente. Havia muitas árvores nos parques. As casas tinham bonitos jardins e eu podia desfrutar de um banho de chuveiro por aproximadamente uma hora.  Agora usamos toalhas em azeite mineral para limpar a pele.

Antes, todas as mulheres mostravam as suas formosas cabeleiras. Agora, raspamos a cabeça para mantê-la limpa sem água. Antes, meu pai lavava o carro com a água que saía de uma mangueira. Hoje os meninos não acreditam que utilizávamos a água dessa forma.

Recordo que havia muitos anúncios que diziam para                                       CUIDAR DA ÁGUA, só que ninguém lhes dava atenção. Pensávamos que a água jamais poderia terminar.


Agora, todos os rios, barragens, lagoas e mantos aqüíferos estão irreversivelmente contaminados ou esgotados.

Imensos desertos constituem a paisagem que nos rodeia por todos os lados. As infecções gastrointestinais, enfermidades da pele e das vias urinárias são as principais causas de morte.

A indústria está paralisada e o desemprego é dramático. As fábricas dessalinizadoras são a principal fonte de emprego e pagam os empregados com água potável em vez de salário.


Os assaltos por um litro de água são comuns nas ruas desertas. A comida é 80% sintética.

Antes, a quantidade de água indicada como ideal para se beber                                 era oito copos por dia, por pessoa adulta. Hoje só posso beber meio copo.

A roupa é descartável, aumentando grandemente a quantidade de lixo. Tivemos que voltar a usar as fossas sépticas como no século passado porque a rede de esgoto não funciona mais por falta de água.


A aparência da população é horrorosa: corpos desfalecidos, enrugados pela desidratação, cheios de chagas na pele provocadas pelos raios ultravioleta, pois a camada de ozônio que os filtrava já não existe mais.
Com o ressecamento, a pele de uma jovem de 20 anos, aparenta ser de uns 40.


Os cientistas investigam, mas não há solução possível.

Não se pode fabricar água, o oxigênio também está degradado por falta de árvores, o que diminuiu o coeficiente intelectual das novas gerações.

Alterou-se a morfologia dos gametas de muitos indivíduos.
Como conseqüência, há muitas crianças com insuficiências,                        mutações e deformações.

O governo até nos cobra pelo ar que respiramos:                                                          137 m3 por dia por habitante adulto. Quem não pode pagar é retirado das "zonas ventiladas", que estão dotadas de gigantescos pulmões mecânicos que funcionam com energia solar. Não são de boa qualidade, mas se pode respirar. A idade média é de 35 anos.


Em alguns países restam manchas de vegetação com o seu respectivo rio que é fortemente vigiado pelo exército. A água tornou-se um tesouro muito cobiçado, mais do que o ouro ou os diamantes.


Aqui não há árvores porque quase nunca chove. E quando chega a ocorrer uma precipitação, é de chuva ácida.
As estações do ano foram severamente transformadas pelas provas atômicas e pela poluição das indústria do século XX. Advertiam que era preciso cuidar do meio ambiente, mas ninguém se preocupou.

Quando a minha filha me pede que lhe fale de quando era jovem, descrevo o quão bonitos eram os bosques. Falo da chuva e das flores, do agradável que era tomar banho e poder pescar nos rios e barragens, beber toda a água que quisesse. Ela pergunta-me:
- Papai! Por que a água acabou?
Então, sinto um nó na garganta!
O quanto nós éramos saudáveis! 

Leia o Artigo Completo

Fonte: Ong Green

CAMPEONATO IGUAÇUANO DE FUTEBOL


Tabela de Classificação Juvenil
Clas  
Chave C
PG
  J
  V
  E
  D
GP
GC
  S
ARS Aymoré
18
8
6
0
2
24
16
8
SE Unidos do Cobrex
15
5
5
0
0
13
2
11
Aliança FC
15
7
5
0
2
20
11
9
Grêmio Marapicu
15
7
5
0
2
14
9
5
Condor AC
6
6
2
0
4
8
8
0
Cruzeiro EC de Japeri
4
6
1
1
4
7
11
-4
Rosa Branca FC
4
7
1
1
5
16
28
-12
Tigres Branco FC
0
6
0
0
6
1
19
-18

Próximos Jogos do Returno da 1ª fase


                                    10ª rodada dia 16.07.2011
Aliança FC

 x

Grêmio Marapicu
Aliança
10:00
SE Unidos do Cobrex

 x

Rosa Branca FC
U. do Cobrex
13:00
ARS Aymoré

 x

Condor AC
Aymoré
  9:00


                Partida reprogramada 1ª rodada dia 27.07.2011
SE Unidos do Cobrex

 x

Condor AC
U. Cobrex
15:00

                                    11ª rodada dia 23.07.2011
SE Unidos do Cobrex

 x

Aliança FC
U. Cobrex
13:00
Rosa Branca FC

 x

Condor AC
Rosa Branca
10:00

                                    12ª rodada dia 30.07.2011
Aliança FC

 x

ARS Aymoré
Aliança
15:00
Condor AC

 x

SE Unidos do Cobrex
Aymoré
11:00
Rosa Branca FC

 x

Grêmio Marapicu
Rosa Branca
15:00

                                    13ª rodada dia 06.08.2011
Rosa Branca FC

 x

ARS Aymoré
Rosa Branca
10:00
Grêmio Marapicu

 x

SE Unidos do Cobrex
Cacique
11:00
Condor AC

 x

Aliança FC
Aymoré
11:00

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme